sábado, 10 de março de 2012

Falando sobre Deglutição Atípica

Por Sabrina Leão
 
A deglutição é uma atividade neuromuscular altamente complexa. Trata-se de uma ação motora automática, dividida em quatro fases distintas: preparatória, oral, faríngea e esofágica. Duarante a fase preparatória se inicia a transformação do alimento através da mastigação. Após a formação do bolo alimentar, inicia-se a fase oral. Durante essa segunda fase, o bolo alimentar é posicionado no centro da língua, que se acopla ao palato duro através de um movimento ondulatório de frente para trás, levando esse bolo em direção ao fundo da boca. Quando o reflexo da deglutição é acionado, inicia-se a terceira fase da deglutição: fase faríngea. É nesse momento que ocorre o fechamento do palato mole e em seguida o fechamento da glote e das pregas vocais, garantindo a passagem segura do alimento, evitando o desvio do alimento para as vias aéreas. Depois da passagem do alimento pela faringe, inicia-se a fase esofágica. Nessa última fase, o bolo passa pelo esôfago para poder chegar até o estômago, através de contrações musculares.
 
 

Qualquer alteração em alguma dessas fases é considerada pelo fonoaudiólogo uma atipia. Segundo Marchesan (2005), as características de deglutição atípica mais citadas na literatura fonoaudiológica são:

Deglutição com Interposição Lingual
É a característica mais citada pelos dentistas. Para os ortodontistas significa que observou-se projeção anterior ou contra os dentes anteriores. Essa projeção lingual é comumente encontrada na mordida aberta anterior.
 
A interposição lingual gera uma discusão entre os autores. Afinal, a interposição lingual é a causadora da mordida aberta anterior, ou é a mordida aberta que ocasiona a interposição lingual? Segundo Marchesan (2005), a maioria dos autores acredita que a língua passa a se interpor após a mordida se abrir. Mesmo a interposição lingual não sendo a causadora da mordida aberta anterior. ela pode agravar o problema, pois, a partir do momento em que a língua começar a se projetar contra os dentes, a mordida abrirá ainda mais.

Deglutição com presença de contração da musculatura periorbicular (Contração Labial)
A contração labial geralmente ocorre quando há, ou houve anteriormente, interposição lingual. Esse movimento dos lábios é uma adaptação que evita o escape de alimento durante o ato de deglutir.
    
Pacientes com tonicidade orofacial diminuída também podem apresentar esse reflexo compensarório. Nos casos de overjet presente na Classe II de Angle e nas faces longas (principalmente nos casos onde a maxila é verticalmente aumentada), também pode ser encontrada essa alteração.

Contração do músculo mentual e interposição de lábio inferior
Esse tipo de alteração aparece com maior frequencia em pacientes Classe II esqueletal, principalmente com overjet acentuado.
    
Durante a deglutição normal, os lábios vedam-se suavemente. Nas alterações oclusais, onde a distância no sentido ântero-posterior entre maxila e mandíbula é muito grande, o vedamento labial não pode ocorrer com tal suavidade. Esse vedamento acontece com grande pressão nos lábiosl A pressão faz com que o músculo mentual se contraia excessivamente.
    
O encurtamento labial também pode ocasionar a contração do músculo mentual durante a deglutição. O movimento de contração mentual, é uma atividade compensatória realizada para melhorar o fechamento dos lábios, garantindo a pressão intra-oral necessária durante a deglutição.
 
Bibliografia consultada: Marchesan, I.Q. Deglutição - Diagnóstico e possibilidades terapeuticas, 2005.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário