terça-feira, 29 de junho de 2010

Saúde Vocal

As orientações quanto a saúde vocal auxiliam na preservação da boa qualidade vocal, pois, ajudam a prevenir o aparecimento de alterações e doenças vocais. Essas orientações podem e devem ser seguidas por todos, principalmente por aqueles profissionais que utilizam a voz profissionalmente ou que apresentam tendência a alterações vocais.
    
Veja a seguir algumas das principais orientações:

Beber de 7 a 8 copos de água por dia, em temperatura ambiente: Uma hidratação adequada permite uma boa flexibilidade e vibração das cordas vocais, evitando o ressecar a laringe.

Evitar ambientes com ar condicionado: O ar condicionado resseca a mucosa do trato vocal. Recomenda-se a ingestão de muita água.

Mudanças bruscas de temperatura: Causam uma mudança momentânea que diminui os mecanismos de defesa do organismo, podendo levar a problemas inflamatórios.

Não gritar: No grito ocorre uma verdadeira “trombada” entre as cordas vocais, pois a velocidade da passagem do ar pode chegar a 80 km por hora na região do trato vocal.

Não Tossir: Na tosse as cordas vocais batem com força uma contra a outra.

Não pigarrear: No pigarro o movimento é de “raspar” uma prega sobre a outra.

Não praticar exercícios físicos falando: Durante o exercício físico há uma maior tensão na região do pescoço e ombros, aumentando o atrito das cordas vocais.

Não fumar: O fumo é altamente prejudicial para o trato vocal. A fumaça quente agride o sistema respiratório, trato vocal e principalmente as cordas vocais. Esta agressão pode levar a irritação, pigarro, tosse e aumento da secreção.

Evitar bebidas alcoólicas: Além de irritação, causa anestesia da região da faringe. Esta anestesia reduz a sensibilidade, permitindo que vários abusos vocais sejam cometidos sem serem percebidos.

Evitar alimentos muito condimentados, derivados do leite e refrigerantes: Os alimentos condimentados dificultam a digestão e prejudicam a movimentação livre do diafragma (músculo da respiração). A refeição antes do uso profissinal da voz deve ser tranquila, os alimentos bem mastigados irão propiciar um relaxamento da musculatura e da mandíbula. O refrigerante, por conter gases também prejudica a movimentação do diafragma. Os derivados do leite são prejudiciais porque aumentam e engrossam a saliva, dificultando a articulação.

Evitar pastilhas, balas e sprays: Tem efeito semelhante ao álcool, causando uma falsa sensação de alívio. Recomenda-se o uso de produtos naturais como mel e própolis. É melhor usar somente em casos de extrema necessidade e sob prescrição médica.

Respeite suas horas de sono: Uma boa noite de sono resulta numa voz descansada e livre de tensão.

Use roupas confortáveis: Roupas que apertam a região do pescoço e do abdomem atrapalham a movimentação do diafragma causando sobrecarga vocal.

Evite sapatos de salto alto: O salto muito alto altera a postura corporal, necessária para uma respiração adequada e uma fala livre de tensão.

Lembre-se : Falar ou cantar demasiada e abusivamente causa sobrecarga vocal!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário