domingo, 24 de abril de 2011

Tire suas dúvidas sobre a traqueostomia

O que é uma traqueostomia?
É uma abertura na traquéia, entre o terceiro ou quarto anel traqueal, realizada através de procedimento cirúrgico denominado traqueostomia.

Qual o objetivo da traqueostomia?
Colocação de uma cânula para ajudar na manutenção da respiração.

Quando utilizar a traqueostomia?
Quando há obstrução das vias aéreas superiores; para ajudar na remoção de secreções traqueobrônquicas; necessidade de proteger as vias aéreas contra a aspiração; evitar sequelas da intubação prolongada (estenoses cicatriciais); necessidade de ventilação mecânica prolongada (suporte respiratório prolongado). Utiliza-se também para reduzir o espaço morto e a resistência da via aérea durante a ventilação. (Vidigal e Gonçalves, 2008)

Em que muda a respiração com o uso da traqueostomia?
Com a traqueostomia, em vez do ar passar através do trato respiratório superior (nariz e boca) durante a inspiração e expiração a maior parte sai pela cânula introduzida na traqueostomia.

Quais são as mudanças fisiológicas ocasionadas pela traqueostomia?
1. Disfonia ou afonia: no paciente traqueostomizado a maior parte do ar é redirecionado para dentro da cânula. O ar residual que passa por fora da cânula é insuficiente para produzir voz de qualidade adequada, ocasionando uma disfonia. Na presença da cânula com cuff insuflado o ar fica totalmente impedido de atingir as pregas vocais, gerando uma afonia.

2. Alteração nos processos de umidificação, aquecimento e filtragem do ar: esses processos são funções do nariz, que fica praticamente em desuso com a traqueostomia, pois o ar é desviado, não passando mais pelo nariz. Isso causa o ressecamento da mucosa e o acúmulo de secreção, podendo gerar a formação de "rolhas" ou até mesmo a obstrução completa das vias aéreas.

3. Alteração olfativa e gustativa: como o ar não passa mais pelo nariz, os receptores celulares olfatórios não são mais estimulados. Como olfato e gustação estão diretamente relacionados, a diminuição da sensibilidade olfativa consequentemente diminui a gustativa.

4. Alterações nos mecanismos de defesa: ocorre a diminuição do reflexo de tosse e alteração da integridade da mucosa traqueal. Esse quadro resulta em aumento das secreções e consequentemente do risco de aspiração e infecções.

5. Modificação da resistência do fluxo aéreo: segundo Vidigal e Gonçalves (2008), nariz, faringe e laringe são responsáveis por 80% da resistência aérea total. A traqueostomia tende a diminuir esse esforço.

6.Perda da pressão subglótica fisiológica positiva: trata-se da inabilidade de gerar pressão intra-torácica positiva durante a expiração como fechamento máximo das pregas vocais. (Vidigal e Gonçalves, 2008)

Fonte: Vidigal e Gonçalves (2008)

36 comentários:

  1. È normal respirar somente pela traqueo e não pela boca e nariz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois, a traqueostomia tem exatamente a função de desviar o fluxo aéreo das cavidades oral e nasal para a região da traqueo. Por isso, os indivíduos traqueostomizados tendem a apresentar afonia (ausência da voz), já que o fluxo de ar não alcança a região das pregas vocais, sendo então necessário o vedamento da região da traqueo para que seja possível a produção da voz.

      Excluir
  2. depois que faz a traqueostomia sai voz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A traqueostomia é realizada numa região abaixo das pregas vocais, impedindo assim que o ar expirado siga em direção às pregas vocais.

      Excluir
    2. mas mesmo se tampar a entrada da traqueostomia

      Excluir
    3. oU SEJA, A PESSOA PERDI A VOZ?????

      Excluir
    4. oU SEJA, A PESSOA PERDI A VOZ?????

      Excluir
    5. Sim sim, tapando a entrada ca cabula sai voz

      Excluir
    6. Sim sim, tapando a entrada ca cabula sai voz

      Excluir
  3. Cicatriz com leve inflamação de traqueostomia é sinal de que não fechou totalmente a traqueo?. Ao falar, a voz sai mais fraca, mesmo sem ter orificio da traqueo é necessario obstruir para a voz sair
    mais forte?

    ResponderExcluir
  4. É normal um paciente com traqueostomia ter apenas 9 rpm ?

    ResponderExcluir
  5. E normal uma pessoa ainda traqueostomizada falar?

    ResponderExcluir
  6. o paciente pede a voz depois da retirada da traqueostomia. Já faz um mês que meu irmão está sem ele, mas a voz não sai, Será que ele não falará nunca mais?

    ResponderExcluir
  7. Essa última pergunta foi feita por mim e meu nome é Elza. Por que não obtive resposta? Faz dois meses que meu irmão está sem a traqueostomia e não tem força para falar.

    ResponderExcluir
  8. após fazer a traqueostomia é possivel que o paciente converse novamente?

    ResponderExcluir
  9. Usei traqueo durante mais ou menos 4 anos, atualmente não uso mais, após 11 anos da retirada há possibilidade da minha voz e respiração voltar ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aparelho para falar colocado na garganta deve ser colocado durante ou depois da cirurgia

      Excluir
    2. O aparelho para falar colocado na garganta deve ser colocado durante ou depois da cirurgia

      Excluir
  10. Usei traqueo durante mais ou menos 4 anos, atualmente não uso mais, após 11 anos da retirada há possibilidade da minha voz e respiração voltar ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa você deve procurar uma fonoaudióloga, ela irá lhe ajudar e lhe responder dúvidas em relação ao seu caso que sejam relacionadas a voz e a respiração! Espero ter ajudado, lembre-se sempre é muito importante a ajuda de profissionais especializados no assunto! Abraços e boa sorte!

      Excluir
  11. Oii meu nome é Diana e eu estou aki para saber, o q acontece cm a nossa voz?? Depois da cirurgia de traqueostomia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Diana sou traqueostomizada
      minha voz fico um pouco roca
      mas minha fonoaudióloga diz que a traqueostomia não faz a voz fica diferente, so que atingir as cordas vocais,quando tira a traqueostomia se sente um pouco se diferença na voz,so com o tratamento com fonoaudiólogo que irá melhorar a voz .

      Excluir
  12. Diana meu pai fez a traqueostomia em novembro do ano passado e fala normalmente até sem tampar o orifício da traqueo, Se tapamos o orificio, a voz sai com total perfeição, se não tapamos dá outra entender um pouco menos, mas a voz dele sai normal. Espero ter ajudado
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Diana meu pai fez a traqueostomia em novembro do ano passado e fala normalmente até sem tampar o orifício da traqueo, Se tapamos o orificio, a voz sai com total perfeição, se não tapamos dá outra entender um pouco menos, mas a voz dele sai normal. Espero ter ajudado
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. quem usa traqueostomia e tem estenose pode fica quanto tempo traqueostomizado?

    ResponderExcluir
  15. vão fazer uma operação na minha irmã para desconectar a traquéia,será possível ela falar algum dia?

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber a três anos meu marido usa traqueostomia e tem estenose eu marco consulta pr ele passar pelos médicos,ele falam volta daqui seis meses, três meses e até um ano e nunca que resolver será que ele vai viver a vida inteira com isto?

    ResponderExcluir
  17. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber a três anos meu marido usa traqueostomia e tem estenose eu marco consulta pr ele passar pelos médicos,ele falam volta daqui seis meses, três meses e até um ano e nunca que resolver será que ele vai viver a vida inteira com isto?

    ResponderExcluir
  18. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber meu marido usa traqueostomia a três anos eu marco médico para ele e o médico fala volta daqui um três meses,seis meses e até um ano nisto apareceu a estenose será que ele vai viver a vida inteira com a traqueostomia?

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber meu marido usa traqueostomia a três anos eu marco médico para ele e o médico fala volta daqui um três meses,seis meses e até um ano nisto apareceu a estenose será que ele vai viver a vida inteira com a traqueostomia?

    ResponderExcluir
  20. Gostaria de resposta não sei o que fazer


    ResponderExcluir
  21. Gostaria de resposta não sei o que fazer


    ResponderExcluir
  22. Dois anos após a retirada da traqueo, é normal dar vontade sempre de tossir?

    ResponderExcluir
  23. Boa noite gostaria d saber se e normal sair secreção da regiao que foi feito traqueostomia após 1 e 3 meses da retirada da canula.
    Por favor me responda

    ResponderExcluir
  24. Minha mae esta tirando aos poucos a clanula mas o naris dela ta muito intupido tem como fazer uma limpesa ou por conta disso o medico nao vai continuar retirando?

    ResponderExcluir
  25. Alguem me tira uma dúvida minha namorada fez traqueostomia já tirou faz dois meses e não fala ainda

    ResponderExcluir