domingo, 24 de abril de 2011

Tire suas dúvidas sobre a traqueostomia

O que é uma traqueostomia?
É uma abertura na traquéia, entre o terceiro ou quarto anel traqueal, realizada através de procedimento cirúrgico denominado traqueostomia.

Qual o objetivo da traqueostomia?
Colocação de uma cânula para ajudar na manutenção da respiração.

Quando utilizar a traqueostomia?
Quando há obstrução das vias aéreas superiores; para ajudar na remoção de secreções traqueobrônquicas; necessidade de proteger as vias aéreas contra a aspiração; evitar sequelas da intubação prolongada (estenoses cicatriciais); necessidade de ventilação mecânica prolongada (suporte respiratório prolongado). Utiliza-se também para reduzir o espaço morto e a resistência da via aérea durante a ventilação. (Vidigal e Gonçalves, 2008)

Em que muda a respiração com o uso da traqueostomia?
Com a traqueostomia, em vez do ar passar através do trato respiratório superior (nariz e boca) durante a inspiração e expiração a maior parte sai pela cânula introduzida na traqueostomia.

Quais são as mudanças fisiológicas ocasionadas pela traqueostomia?
1. Disfonia ou afonia: no paciente traqueostomizado a maior parte do ar é redirecionado para dentro da cânula. O ar residual que passa por fora da cânula é insuficiente para produzir voz de qualidade adequada, ocasionando uma disfonia. Na presença da cânula com cuff insuflado o ar fica totalmente impedido de atingir as pregas vocais, gerando uma afonia.

2. Alteração nos processos de umidificação, aquecimento e filtragem do ar: esses processos são funções do nariz, que fica praticamente em desuso com a traqueostomia, pois o ar é desviado, não passando mais pelo nariz. Isso causa o ressecamento da mucosa e o acúmulo de secreção, podendo gerar a formação de "rolhas" ou até mesmo a obstrução completa das vias aéreas.

3. Alteração olfativa e gustativa: como o ar não passa mais pelo nariz, os receptores celulares olfatórios não são mais estimulados. Como olfato e gustação estão diretamente relacionados, a diminuição da sensibilidade olfativa consequentemente diminui a gustativa.

4. Alterações nos mecanismos de defesa: ocorre a diminuição do reflexo de tosse e alteração da integridade da mucosa traqueal. Esse quadro resulta em aumento das secreções e consequentemente do risco de aspiração e infecções.

5. Modificação da resistência do fluxo aéreo: segundo Vidigal e Gonçalves (2008), nariz, faringe e laringe são responsáveis por 80% da resistência aérea total. A traqueostomia tende a diminuir esse esforço.

6.Perda da pressão subglótica fisiológica positiva: trata-se da inabilidade de gerar pressão intra-torácica positiva durante a expiração como fechamento máximo das pregas vocais. (Vidigal e Gonçalves, 2008)

Fonte: Vidigal e Gonçalves (2008)

83 comentários:

  1. È normal respirar somente pela traqueo e não pela boca e nariz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, pois, a traqueostomia tem exatamente a função de desviar o fluxo aéreo das cavidades oral e nasal para a região da traqueo. Por isso, os indivíduos traqueostomizados tendem a apresentar afonia (ausência da voz), já que o fluxo de ar não alcança a região das pregas vocais, sendo então necessário o vedamento da região da traqueo para que seja possível a produção da voz.

      Excluir
    2. O lugar onde tinha a traqueo fevha com o tempo?
      Mas como faz se a pessoa depois da retirada da traqueo sente falta de ar?

      Excluir
    3. O lugar onde tinha a traqueo fevha com o tempo?
      Mas como faz se a pessoa depois da retirada da traqueo sente falta de ar?

      Excluir
    4. A pessoa pode falar após o processo?

      Excluir
  2. depois que faz a traqueostomia sai voz?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A traqueostomia é realizada numa região abaixo das pregas vocais, impedindo assim que o ar expirado siga em direção às pregas vocais.

      Excluir
    2. mas mesmo se tampar a entrada da traqueostomia

      Excluir
    3. oU SEJA, A PESSOA PERDI A VOZ?????

      Excluir
    4. oU SEJA, A PESSOA PERDI A VOZ?????

      Excluir
    5. Sim sim, tapando a entrada ca cabula sai voz

      Excluir
    6. Sim sim, tapando a entrada ca cabula sai voz

      Excluir
    7. Posso afirmar com toda certeza que é possivel falar bem , com a canula .
      no sentido entendimento da fala . não acredite que jamais vai falar .
      Tenho traqueostomia e não só falo bem como consigo cantar .
      por isso não acredite que é impossivel . Somente adaptação

      Excluir
    8. Meu primo já sarou a cicatriz da cirurgia não foi permanente, mas está sem falar. Como fazer a adoração para que ele volte a falar?

      Excluir
    9. A trsquiotomia fecha tenho um amigo que nao fechou

      Excluir
  3. Cicatriz com leve inflamação de traqueostomia é sinal de que não fechou totalmente a traqueo?. Ao falar, a voz sai mais fraca, mesmo sem ter orificio da traqueo é necessario obstruir para a voz sair
    mais forte?

    ResponderExcluir
  4. É normal um paciente com traqueostomia ter apenas 9 rpm ?

    ResponderExcluir
  5. E normal uma pessoa ainda traqueostomizada falar?

    ResponderExcluir
  6. o paciente pede a voz depois da retirada da traqueostomia. Já faz um mês que meu irmão está sem ele, mas a voz não sai, Será que ele não falará nunca mais?

    ResponderExcluir
  7. Essa última pergunta foi feita por mim e meu nome é Elza. Por que não obtive resposta? Faz dois meses que meu irmão está sem a traqueostomia e não tem força para falar.

    ResponderExcluir
  8. após fazer a traqueostomia é possivel que o paciente converse novamente?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Posso afirmar com toda certeza que é possivel falar bem , com a canula .
      no sentido entendimento da fala .
      Tenho traqueostomia e não só falo BEM como consigo cantar .
      por isso não acredite que é impossivel . Somente precisa-se de adaptação

      Excluir
  9. Usei traqueo durante mais ou menos 4 anos, atualmente não uso mais, após 11 anos da retirada há possibilidade da minha voz e respiração voltar ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O aparelho para falar colocado na garganta deve ser colocado durante ou depois da cirurgia

      Excluir
    2. O aparelho para falar colocado na garganta deve ser colocado durante ou depois da cirurgia

      Excluir
  10. Usei traqueo durante mais ou menos 4 anos, atualmente não uso mais, após 11 anos da retirada há possibilidade da minha voz e respiração voltar ao normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larissa você deve procurar uma fonoaudióloga, ela irá lhe ajudar e lhe responder dúvidas em relação ao seu caso que sejam relacionadas a voz e a respiração! Espero ter ajudado, lembre-se sempre é muito importante a ajuda de profissionais especializados no assunto! Abraços e boa sorte!

      Excluir
    2. Se o médico falou que vc é capaz de voltar a falar então vc precisa fazer muito fisioterapia pra ajudar a vomtar a falar e fazer fisioterapua respiratória pra melhorar a respiração

      Excluir
    3. Oi..usei a traquio..so q ja retirei ha uns 3anos..e nao fecho, vou ter q fazer cirurgia?

      Excluir
  11. Oii meu nome é Diana e eu estou aki para saber, o q acontece cm a nossa voz?? Depois da cirurgia de traqueostomia?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. oi Diana sou traqueostomizada
      minha voz fico um pouco roca
      mas minha fonoaudióloga diz que a traqueostomia não faz a voz fica diferente, so que atingir as cordas vocais,quando tira a traqueostomia se sente um pouco se diferença na voz,so com o tratamento com fonoaudiólogo que irá melhorar a voz .

      Excluir
  12. Diana meu pai fez a traqueostomia em novembro do ano passado e fala normalmente até sem tampar o orifício da traqueo, Se tapamos o orificio, a voz sai com total perfeição, se não tapamos dá outra entender um pouco menos, mas a voz dele sai normal. Espero ter ajudado
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Diana meu pai fez a traqueostomia em novembro do ano passado e fala normalmente até sem tampar o orifício da traqueo, Se tapamos o orificio, a voz sai com total perfeição, se não tapamos dá outra entender um pouco menos, mas a voz dele sai normal. Espero ter ajudado
    Abraços

    ResponderExcluir
  14. quem usa traqueostomia e tem estenose pode fica quanto tempo traqueostomizado?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Larice depende de cada estenose e cada procedimento..meu esposo tem estenose de traquéia e está a 3 anos com traqueo. E já fez uns 6 procedimentos cirúrgicos

      Excluir
  15. vão fazer uma operação na minha irmã para desconectar a traquéia,será possível ela falar algum dia?

    ResponderExcluir
  16. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber a três anos meu marido usa traqueostomia e tem estenose eu marco consulta pr ele passar pelos médicos,ele falam volta daqui seis meses, três meses e até um ano e nunca que resolver será que ele vai viver a vida inteira com isto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá a estenkse de traqueia realmente é longo e difícil tratamento...meu esposo TB está com estenose há 3 anos e já fez 6 procedimentos cirúrgicos

      Excluir
  17. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber a três anos meu marido usa traqueostomia e tem estenose eu marco consulta pr ele passar pelos médicos,ele falam volta daqui seis meses, três meses e até um ano e nunca que resolver será que ele vai viver a vida inteira com isto?

    ResponderExcluir
  18. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber meu marido usa traqueostomia a três anos eu marco médico para ele e o médico fala volta daqui um três meses,seis meses e até um ano nisto apareceu a estenose será que ele vai viver a vida inteira com a traqueostomia?

    ResponderExcluir
  19. Oi meu nome é waldineia gostaria de saber meu marido usa traqueostomia a três anos eu marco médico para ele e o médico fala volta daqui um três meses,seis meses e até um ano nisto apareceu a estenose será que ele vai viver a vida inteira com a traqueostomia?

    ResponderExcluir
  20. Dois anos após a retirada da traqueo, é normal dar vontade sempre de tossir?

    ResponderExcluir
  21. Boa noite gostaria d saber se e normal sair secreção da regiao que foi feito traqueostomia após 1 e 3 meses da retirada da canula.
    Por favor me responda

    ResponderExcluir
  22. Minha mae esta tirando aos poucos a clanula mas o naris dela ta muito intupido tem como fazer uma limpesa ou por conta disso o medico nao vai continuar retirando?

    ResponderExcluir
  23. Alguem me tira uma dúvida minha namorada fez traqueostomia já tirou faz dois meses e não fala ainda

    ResponderExcluir
  24. meu primo faz 6 meses que usa traqueo e nao fala..
    sera que quando tirar ele consegue falar ?

    ResponderExcluir
  25. Pude ver que quem faz a traque pode ter certeza que não falará nunca mais,os profissionais deveriam ser sinceros e comunicar aos pacientes eles fariam esse procedimento sem realmente quisessem eu preferia ficar um vida toda respirando oxigênio artificial so que ficar sem voz como aconteceu é horrível me arrependi mortalmente vc não sente mais cheios e gosto de nada resumindo vegetará sem falar sem poder fazer nada e ainda tem a desgraça da limpeza diária da cândula,e sem falar que do incomodo de ficar 24 horas por dia catarrando e espirrando pela garganta o tempo todo.como a medicina virou comercio eles nem conversam muito com vc vamos logo fazer a traque porque eles ganham anestesista enfermeiras e o próprio Hospital pagam mesmo o paciente sendo do SUS porque o SUS paga cada operação para esses mercenários,e gananciosos "MÉdicos" que esquecem do juramento e visam somente o dinheiro...para que eles também não vivem mais de 100 anos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aqui mais eu tenho um amigo que ele ficou dois anos com a traqui e hoje em dia ele tirou e fala perfeitamente, acho que isso vai de cada pessoa e cada caso !

      Excluir
  26. Eu tenho tenho uma amigo que usava traquio mais hoje em dia não usa mais, mais a voz dele não sai e quando sai ela sai bem fraca sera que ele volta a falar ? Tem algo que posso fazer pra estimular a fala nele ???

    ResponderExcluir
  27. Quem tá com a traqueostomia o ar sai pela boca também? quando o ar sai pela boca mesmo com a traqueostomia o que pode ser ?

    ResponderExcluir
  28. Tenho um amigo que a sete meses fez traqueostomia e ainda usa, frequentemente sentimos um odor muito forte. Gostaria de saber se é comum ou se isso indica algo grave?

    ResponderExcluir
  29. Também gostaria de saber se existe alguma coisa que possa amenizar este mal cheiro?

    ResponderExcluir
  30. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  31. A pessoa que tem traqueostomia então ela volta a falar normalmente?

    ResponderExcluir
  32. Tem 30 dias que tirei a traqueostomia e sangro duas vezes já e não fecho porquê isso?

    ResponderExcluir
  33. Tenho traquestomia a três meses e não consigo falar gostaria de saber o motivo

    ResponderExcluir
  34. Tenho uma irmã traqueostomizada , onde os médicos me falou que a dela é só temporaria , e que a cada 3 meses ela vai fica trocando por uma mas pequena até feicha ,isso é possível mesmo
    ?????

    ResponderExcluir
  35. Ola meu filho tem tres anos e retirou a traquel mais ele passa o dia todo bem na hora de dormi sente falta de ar e ronca muito

    ResponderExcluir
  36. A qualidade da cânula influência na respiração? Uma cânula ruim pode atrapalhar o funcionamento da respiração?

    ResponderExcluir
  37. Gente,cada caso é um caso.Meu marido teve um CA(câncer) de laringe e teve que retirar as cordas vocais.Ele jamais vai voltarà a falar como antes.Em junho vamos a são Paulo no AC CAMARGO para ver a possibilidade dele por uma prótese fonatória.Pois bem,se não forem retiradas as cordas vocais,o indivíduo poderá voltar a falar sim...Bom ter o acompanhamento de uma com o. Otiente-se com seu médico,cuidado para não levar em consideração papo de pessoas curiosas aqui nas redes sociais.

    ResponderExcluir
  38. ha uma validade p trocar a traquoeo, qdo devo solicitar esta troca, aguardo resposta meu email luhw_chillis@hotmail.com

    ResponderExcluir
  39. Meu pai estar traquestomizado a cinco meses , por conta de um câncer de garganta ... Qual o profissional que determinará se e necessário a retirada?
    Ele fala , com a retirada há possibilidades de continuar falando?

    ResponderExcluir
  40. durante a cicatrização da traqueo é normal a formação de uma casquinha? como se fosse em outros machucados?

    ResponderExcluir
  41. aonde posso encontrar? me passem um site que eu venha encontrar. estou precisando da número 7 com urgência

    ResponderExcluir
  42. Ainda na uti usando a traqueo não existe possibilidade de falar?

    ResponderExcluir
  43. Conheço uma crianças de 2 anos q usa traqueo, agora ela vai fazer o fechamento do buraco , ela não fala , é possível ela aprender a falar ?

    ResponderExcluir
  44. Oi quem tem traqueo consegue fumar normalmente

    ResponderExcluir
  45. Meu irmao estar em coma induzido e nao ta acordando e teve algumas complicaçoes ele tem 41 anos pois o msm sofreu um acidente q lesionou o cranio e o medico disse q ja passou muito tmp e ele n ta reagindo bem entao sugeriu a unica forna d possivel melhora do quadro dele q é a traquoostomia. Então eu pergunto é muito perigoso me responda por favor obg.

    ResponderExcluir
  46. Olá minha tia está com câncer entre a garganta e o esôfago, e sábado teve que fazer uma traqueostomia, pq a garganta dela estava fechando,é possível ela voltar a falar???

    ResponderExcluir
  47. Eu cantava antes de fazer traqueostomia ... Minha voz volto mais grave, tenho dificultadades de alcançar notas por falta de fôlegos respiração não a mesma curtos em intervalos já fechou a traqueo, tenho desvio séptico não me alimento bebendo nada, primeiro término e bebo algo que até hoje me engasgo se não precaver, posso voltar a cantar??? respitiro alfegante... Fiz tratamento pois fique em como 1 mês e meio em coma tive que aprende comer igual neném tudo na pap... Ou triturado no líquido...quando sair do coma engasgada até com a saliva... Enfim posso voltar a cantar????

    ResponderExcluir
  48. Eu cantava antes de fazer traqueostomia ... Minha voz volto mais grave, tenho dificultadades de alcançar notas por falta de fôlegos respiração não a mesma curtos em intervalos já fechou a traqueo, tenho desvio séptico não me alimento bebendo nada, primeiro término e bebo algo que até hoje me engasgo se não precaver, posso voltar a cantar??? respitiro alfegante... Fiz tratamento pois fique em como 1 mês e meio em coma tive que aprende comer igual neném tudo na pap... Ou triturado no líquido...quando sair do coma engasgada até com a saliva... Enfim posso voltar a cantar????

    ResponderExcluir
  49. Bom dia e normal sair um mal cheiro da cábula exterior da traqueostomia

    ResponderExcluir
  50. Posso mergulhar com a traqueostomia?

    ResponderExcluir
  51. Uso traquio a uns 3 anos. A uns 15 dias o balão estourou ! Tentei falar tapando a cânula com o dedo e consegui ! Fui ao médico e troquei, coloquei uma nova com o balão insuflado. Aí não sai voz nenhuma ! Queria saber se posso desinflar o balão de vez em quando para conseguir falar um pouco !

    ResponderExcluir
  52. Oi meu esposo ,usou traqestomia agora faz 1 mês qe tiro ainda não fala ...seria trocar experiência com alguém qe usa traqe ou usou meu contato zap 69 999313951

    ResponderExcluir
  53. Meu esposo tirou a traquio a 6 meses
    É está com muita secreção ao ponto de se engasgar comendo o que fazer?

    ResponderExcluir
  54. Eu queria saber se demora muito com meu ex-marido ele fez mas ele tá falando embolado como é que demora muito a voltar o normal

    ResponderExcluir
  55. Minha filha tirou a traquio a quase 2 meses e ainda não fala ,quanto tempo uma pessoa leva pra falar depois da retirada da traquio???

    ResponderExcluir