sexta-feira, 8 de outubro de 2010

O que é a válvula de fala


A válvula de fala é indicada aos pacientes traqueostomizados ou dependentes de ventilador mecânico que tem a capacidade de articular fonemas.
     Para a sua indicação é necessária uma avaliação multiprofissional, pois é de suma importância que o paciente não esteja apresentando riscos de aspiração, devendo consequentemente ter o reflexo da deglutição presente e adequado. O uso da válvula beneficia os pacientes que são portadores de malformações de laringe e de traquéia congênitas ou adquiridas; doenças respiratórias (apnéia do sono, displasias broncopulmonares, doença pulmonar obstrutiva crônica, insuficiência respiratória aguda); vasculares (acidente vascular cerebral, neoplasias cerebrais, afecções cardíacas); traumáticas (traumatismo cranioencefálico, raquimedulares, ferimento por arma de fogo, contusões pulmonares) ou degenerativas (miastenia gravis, distrofia muscular, esclerose lateral amiotrófica, esclerose múltipla, síndrome de Guillain-Barré e AIDS).
     É contra indicada para casos de laringectomias totais, paralisia bilateral de pregas vocais, estenoses laríngeas e traqueais graves, para pacientes em estado clínico grave e casos de nível cognitivo rebaixado.

Vantages: aumento da ventilação e oxigenação, filtragem aérea prevenindo infecções, diminuição das secreções, aumento da sensação olfatória, diminuição do esforço vocal, aparecimento ou retomada da fala com som, emissões mais longas e mais fortes, prosódia e qualidade vocais mais normais e ajuda no processo de desmame do ventilador e traqueostomia. Também atua na restauração da pressão positiva fisiológica, melhorando a deglutição, mas sua principal vantagem é o baixo custo e sua praticidade. Resulta em uma melhora considerável na qualidade de vida do paciente, pois o mesmo passa a comunicar-se verbalmente, sendo compreendido pela equipe médica e seus familiares, ajudando a reduzir seu tempo de internação.
É importante destacar que durante o primeiro teste de colocação da válvula de fala o fisioterapeuta esteja atuando em conjunto com o fonoaudiólogo, pois podem ser necessários ajustes no ventilador durante a colocação da mesma.

Benefícios: fala com sonoridade (o ar passa a ser redirecionado para as pregas vocais); melhora da deglutição; auxílio na decanulação; maior controle sobre as secreções; melhora do olfato; melhora da pressão pulmonar; melhora do paladar; fala ininterrúpta e com maior intensidade, sem precisar ocluir com o dedo o traqueostoma.

Bibliografia consultada: Vidigal e Gonçalves. Pacientes traqueostomizados e dependentes de ventilador. In: Furkim e Santini. Disfagias Orifaríngeas. Vol.1. 2008.

19 comentários:

  1. Olá!!!
    Gostaria de saber onde comprar a válvula de fala...
    Se puder me ajudar:
    gezuawb@hotmail.com
    Muito obrigado!
    Gezualdo

    ResponderExcluir
  2. Tenho uma netinha com 4 anos que usa traqueo a mais ou menos 1 ano fiquei muito interessada nessa valvula gostaria de saber se facilita o pagamento espero a resposta desde ja meus agradecimentos !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em contato com a empresa Tec Mayer
      E-mail: tec-mayer@bol.com.br

      Excluir
  3. Gostaria de saber como adquirir a válvula.Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entre em cintato com a empresa Tec Mayer
      E-mail: tec-mayer@bol.com.br

      Excluir
  4. OI tenho uma irmã que posui traqueo com ventilação mecanica e agora ganhou a vauvola de fala
    gostaria de saber em quanto tempo podemos adquirir bons resultados com a retirada do aparelho

    agradeço desde já
    Andressa

    ResponderExcluir
  5. ola, gostaria de saber se tem uma idade mais indicada para colocar a valvula de fala, pois tenho um filho de 4 meses que tem traqueo. hoffmannvanusa@gmail.com obrigado!

    ResponderExcluir
  6. oi boa tarde!! meu filho tem 1 ano e 9 meses usa traqueo em ventilação expontanea a fono sugeriu a possibilidade de instalar a valvula de fala como faço para adiquiri-la?? aguardo resposta urgente.

    ResponderExcluir
  7. Como faço para adiquirir ? Quanto tempo leva pra entregar em SC?

    ResponderExcluir
  8. rosifloripa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  9. gostaria de entender mais sobre onde é utilizado a valvula de fala...paciente que necessitam permanecer com o cuff insuflado podem usar?

    ResponderExcluir
  10. gostaria de entender mais sobre onde é utilizado a valvula de fala...paciente que necessitam permanecer com o cuff insuflado podem usar?

    ResponderExcluir
  11. Oi gostaria de saber o preço da válvula me manda no email kelimzlemes2015@outlook.com
    Obg

    ResponderExcluir
  12. Minha filha usa traqueostomia , BIESALSKI N°4 , o que precisa pra comprar uma valvula de fala...tem que ter medida?

    ResponderExcluir
  13. Como faço para adquirir uma válvula de fala

    ResponderExcluir
  14. Meu filho usa portex tamanho 4.0 e vai trocar por uma 3.0 tem válvula de fala para esta cânula?

    ResponderExcluir
  15. Minha mãe de 89 anos está usando uma válvula passy Muir verde e em menos de três meses conseguiu fazer o desmane de oxigênio. Ela usa no circuito ventilatorio e quase o dia todo, fora do circuito. Qualidade de vida e outros benefícios superaram as expectativas. Ela tem um valor elevado, mas garanto que vale cada centavo. Minha mãe estava em uso de oxigênio continuo desde abril de 2018 e o desmame estava sendo quase impossível. Depois que ela passou a se alimentar com a válvula, a deglutição melhorou muito, e já começou a ativar o paladar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. boa tarde, poderia me informar a descrição da válvula que vc comprou par sua mãe e em qual site encontrou? também necessito saber vc teve que comprar a fita de silicone para fixar na traqueostomia.
      grata,
      Erlene

      Excluir