quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Mastigação uni ou bilateral: qual a correta?

Por Sabrina Leão
 
Enquanto que as funções de sucção e deglutição são inatas, a mastigação é uma função aprendida. Esse aprendizado depende do aumento do espaço intraoral que ocorre durante o crescimento craniofacial. A amamentação é um importante estímulo a esse crescimento. A mastigação também depende de outros fatores como a erupção dos primeiros dentes e a maturação do sistema nervoso central, para melhor controlar os movimentos. Segundo Bianchini (2005), a mastigação é uma atividade neuromuscular altamente complexa, baseada em reflexos condicionados e guiada por esses proprioceptores. Corresponde a etapa inicial do processo digestivo, sendo a fase preparatória do alimento a ser deglutido. Seu objetivo é a fragmentação dos alimentos em partículas cada vez menores, que serão misturadas e unidas pela ação da saliva.

A mastigação é significativa para o bom desenvolvimento dentofacial, pois, estimula a erupção dos dentes e aumenta as dimensões dos arcos osteodentários. Veja abaixo as diferenças entre uma mastigação correta e uma mastigação errada:
 
Mastigação Bilateral Alternada
É a mastigação ideal. Há uma equilibrada distribuição da força mastigatória, intercalando períodos de trabalho e repouso musculares e articuladores, o que leva a sincronia e equilíbrio muscular funcional. Esse tipo mastigatório depende de:
- Presença de dentes e saúde dental
- Crescimento e desenvolvimento craniofacial adequado
- Equilíbrio oclusal
- Ausência de interferências dentais ou contatos prematuros
- Estabilidade e saúde da ATM
- Maturação neuromuscular
 
Mastigação Unilateral
 Apesar de ser considerada comum, é inadequada, pois, estimula de forma errada o crescimento craniofacial e impede a estabilização de suas estruturas. Esse tipo de mastigação proporciona uma excitação neural, ocasionando um maior desenvolvimento póstero-anterior da mandíbula do lado do balanceio (lado sem alimento) e o maior desenvolvimento maxilar do lado do trabalho (lado do alimento), para fora e para frente.
Há uma maior potência muscular no lado do trabalho, desenvolvendo o tônus principalmente dos músculos bucinador, masseter e temporal. No lado do balanceio, a musculatura é mais alongada, demonstrando perceptível assimetria muscular. O padrão mastigatório unilateral traz prejuízos a todo o sistema estomatognático.
 
Fatores determinantes da mastigação unilateral segundo Bianchini (2005):
- Problemas dentários: perdas dentais ou cáries
- Problemas oclusais: interferências oclusais, contatos prematuros, mordida cruzada posterior unilateral.
- Doenças periodontais
- Distúrbios da articulação temporomandibular
- Assimetria esquelética e muscular
 
Bibliografia consultada: BIANCHINI, EMG. Mastigação e ATMMARCHESAN, IQ. Fundamentos em Fonoaudiologia: Aspectos clínicos da motricidade oral. 2ª. Edição. Guanabara Koogan, 2005.

2 comentários:

  1. Quanto tempo uma pessoa com prognatismo classe 3 leva pra fazer a cirurgia?, usando o aparelho.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como cada paciente é único e nenhum é igual ao outro, fica difícil responder a essa pergunta. Além disso, um ortodontista poderia respondê-la melhor do que eu. Meu trabalho não é voltado para a correção da oclusão, e sim das alterações musculares e funcionais provenientes da maloclusão. Melhor você consultar um ortodontista para que seu caso em particular seja avaliado. Obrigada pela visita!

      Excluir