quarta-feira, 2 de março de 2011

A modificação da voz ao longo da vida

O cantor adolescente Justin Bieber ainda não chegou a fase
de estabilização vocal.
 A voz é o nosso elemento principal para a comunicação humana. A qualidade vocal pode refletir negativa ou positivamente sobre a comunicação do indivíduo. Uma boa qualidade vocal demonstra uma comunicação livre e eficiente. Por isso, é muito importante a identificação de alterações vocais em qualquer idade. Estas alterações devem sempre ser avaliadas e tratadas a fim de evitar possíveis barreiras à boa comunicação.
    
Exercícios vocais sendo praticados rotineiramente previnem dificuldades, além de ajudarem a maximizar o potencial vocal e retardarem o processo de envelhecimento.
    
Sim! É isso mesmo! A voz também envelhece. Mas as técnicas vocais estão aí para retardar esse processo natural. Ao contrário do que muitos pensam, os exercícios vocais não atuam somente sobre o mau uso e abuso vocal. Podem também ser utilizados para manter a voz jovem e saudável ao eliminar a instabilidade, o tremor e outros sinais associados ao envelhecimento.
     
Veja a seguir as mudanças que nossa voz sofre ao longo da vida, segundo as autoras Faria, Camisa e Guimarães (2007):

Infância: O trato vocal da criança é um excelente instrumento para a respiração, deglutição e proteção das vias aéreas. Porém, nesta fase, este mesmo instrumento ainda não é muito eficiente para a fonação, devido à sua dimensão anatômica muito verticalizada e encurtada, a capacidade de ressonância é ainda reduzida, já que a laringe apresenta apenas a possibilidade de movimentos verticais e grosseiros. É por isso que durante a infância  não há muita diferença entre a voz de meninos e meninas.

Puberdade: É neste período que surgem as características vocais de diferenciação sexual. Esta mudança ocorre na grande maioria dos adolescentes por volta dos 13 ou 14 anos. Neste período, a voz de ambos os sexos sofre uma redução em sua frequência fundamental, tornando-se mais graves. Esta mudança é evidentemente mais acentuada nos meninos do que nas meninas.

Estabilização: É a etapa do adulto jovem. É a partir deste momento que a voz fica mais estável, apresentando as características próprias de cada sexo. O período considerado de máxima eficiência vocal abrange dos 25 aos 40 anos. Depois disso, a voz já poderá demonstrar seus primeiros sinais de envelhecimento.

Senescência: Corresponde ao período da menopausa e do envelhecimento. As características do envelhecimento vocal surgem mais precocemente nas mulheres e podem ser melhor observadas na voz cantada. O termo utilizado para o envelhecimento da voz é presbifonia e o seu aparecimento depende de vários fatores além do simples envelhecimento: saúde física e psicológica, história de vida, hereditariedade, raça, profissão, além de fatores sociais e ambientais. É o que afirmam Behlau e Pontes (1995).
    
Segundo pesquisas realizadas com idosos, a presbifonia não é uma preocupação dos mesmos. Os idosos em geral, não incomodam-se com o envelhecimento vocal. Para eles, existem outras mudanças que surgem com o envelhecimento devendo ser priorizadas. Este tipo de preocupação, na realidade, é comum entre pessoas que utilizam a voz profissionalmente.   

Bibliografia consultada: Faria DM, Camisa MT, Guimarães MA. Muito além do ninho de mafagafos. Editora J&H. 2008.

Nenhum comentário:

Postar um comentário