sexta-feira, 1 de abril de 2011

Comer corretamente ajuda no desenvolvimento da fala


Nada de liquidificador. A papinha ideal
é a amassada.
Por Sabrina Leão

 A forma como a criança come influencia no desenvolvimento da fala. Durante a ato de comer utiliza-se a musculatura orofacial, interferindo assim na postura e força de lábios, língua e bochechas. Essas estruturas utilizadas para a mastigação, sucção e deglutição são as mesmas usadas durante a fala. Portanto, a forma como os alimentos são utilizados durante a alimentação faz toda a diferença.

Amamentação:
Ninguém tem dúvidas do quanto o leite materno é saudável e importante para o desenvolvimento da criança. Em relação à fala, a amamentação ajuda a desenvolver e fortalecer a musculatura orofacial, pois o recém nascido suga o seio, fazendo força com lábios, língua e bochechas. Este ato influenciará também no desenvolvimento da mandíbula e musculatura da face.
    
Dê sempre os dois seios em todas as mamadas. Inicie cada mamada pelo último seio dado na anterior. Evite também estipular um horário certo. No começo é o bebê quem determina esse horário e isso deve ser respeitado. O ideal é a amamentação exclusiva em livre demanda nos primeiros seis meses de vida. Em casos que o uso da mamadeira é necessário, orienta-se a utilização do bico ortodôntico.

Papinha:
A papinha nunca deve ser batida no liquidificador. O ideal é ofertá-la amassada e se necessário peneirada. Desta forma, o bebê é obrigado a “trabalhar” bem mais a musculatura, ao invés de apenas engolir o alimento. É importante a variação de alimentos ofertando carnes, legumes e verduras, a fim de não acostumar a criança a uma única consistência.

Canudinho:
A partir dos sete ou oito meses os líquidos já podem começar a ser dados no copo com uma colher ou  no canudo, se possível. Quanto antes a criança deixar a mamadeira (mesmo sendo de bico ortodôntico) melhor para o desenvolvimento da musculatura orofacial.

Comida comum da casa:
Com o tempo, procure amassar cada vez menos a comida. Por volta de um ano, um ano e meio passe a dar para a criança a comida comum da casa, e não esqueça de variar sempre nas consistências.

Nenhum comentário:

Postar um comentário