sexta-feira, 8 de abril de 2011

Pesquisa identifica genes que influenciam a gagueira

Uma pesquisa norte-americana identificou três genes que seriam responsáveis por parte dos casos conhecidos de gagueira. O estudo, realizado pelo Instituto Nacional de Surdez e outras Desordens de Comunicação (NIDCD), na sigla em inglês), foi publicado no New England Journal of Medicine (NEJM).
    
O grupo de pesquisadores coordenado pelo médico Dennys Drayna observou famílias em que a gagueira era problema recorrente, no Paquistão, Inglaterra e Estados Unidos. Em estudo anterior, Drayna havia identificado uma região do cromossomo 12 como responsável pelo problema.
    
Desta vez houve um refinamento e chegou-se a três genes. Cerca de 9% dos casos da amostra apresentaram mutação em pelo menos um dos genes, tanto em famílias de gagos quanto em pacientes isolados. A alteração leva a um defeito na reciclagem celular, processo em que a célula degrada resíduos inutilizados para em seguida reaproveitá-los.
    
Foram 123 paquistaneses gagos participando na pesquisa, 46 dos quais pertenciam às famílias examinadas no primeiro estudo, e o restante em relação de parentesco. Outras 96 pessoas sem gagueira também participaram a título de comparação. A experiência foi refeita na Inglaterra e nos Estados Unidos com mais 546 pessoas. O próximo passo é o estudo epidemiológico no mundo inteiro para verificar a proporção de gagos com o mesmo caso de mutação.
 
Fonte: Jornal do CFFa - Ano XI, número 42

Nenhum comentário:

Postar um comentário