terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

As fases da mastigação

Por Sabrina Leão

A mastigação é a mais importante função estomatognática. Consiste na ação de morder e triturar o alimento. Trata-se de uma atividade bastante complexa, altamente dinâmica que exige das fibras aferentes total controle e sincronia da musculatura orofacial.
    
A mastigação é um ato complexo que envolve atividades neuromusculares e digestivas. Sua função principal é fragmentar o alimento em partículas cada vez menores, preparando-as para a deglutição adequada, e, em seguida, para a digestão.
    
Outra função mastigatória é promover uma ação bacteriana sobre os alimentos colocados na boca, durante a trituração para a formação do bolo alimentar. Além disso, a mastigação também proporciona a força e a função necessárias para o desenvolvimento normal dos ossos maxilares, além da manutenção dos arcos dentais.
    
Conheça a seguir as três fases da mastigação, segundo Tanigute (2005):
I. Incisão: A mandíbula eleva-se em protrusão, apreendendo o alimento entre os dentes incisivos. Aumenta a intensidade da contração muscular elevadora de mandíbula, determinando movimentos oscilatórios até o alimento ser cortado.
II. Trituração: Os alimentos são transformados em partículas menores. A trituração é executada pelos dentes pré-molares.
III. Pulverização: Momento em que as partículas alimentares formadas durante a trituração são transformadas em elementos ainda menores.
    
Os músculos da mastigação são divididos em masseter, temporal, pterigóideo medial e pterigóideo lateral. Eles são responsáveis pelos movimentos de fechar a boca, deslizar a mandíbula para frente e para trás e também pelos movimentos mandibulares laterais.

Referência: Tanigute, C.C. Desenvolvimento das funções estomatognáticas. In: Marchesan, I.Q. Fundamentos em Fonoaudiologia: Aspectos clínicos da Motricidade Oral. Guanabara-Koogan, 2005.

Um comentário: