quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Sinais e sintomas da Disfunção Temporomandibular

Por Sabrina Leão
 
As estruturas do sistema estomatognático atuam em conjunto sob comando do sistema nervoso, para executar as funções de mastigação, deglutição, fala e respiração. Todas essas funções tem a participação ativa do único osso móvel do crânio: a mandíbula. Sendo assim, para o bom funcionamento dessas funções, é necessária a saúde e estabilidade da articulação temporomandibular (ATM).
 
A articulação temporormandibular (ATM) é a articulação mais complexa do corpo humano, pois realiza movimentos de rotação e translação. É a única articulação móvel do crânio, conectando-se com ele bilateralmente, sendo que existem duas articulações em um único osso, a mandíbula. Isso faz com que as duas ATMs funcionem simultâneamente. Para que essa complexa articulação execute movimentos adequados, é necessária uma boa oclusão dental e equilíbrio neuromuscular.

Conceitua-se como disfunção temporomandibular (DTM) as alterações que acometem os músculos mastigatórios, a articulação temporomandibular e estruturas adjacentes.
 
As DTMs são divididas em dois tipos: as de origem articular (sintomas relacionados diretamente com a articulação) e as de origem muscular (sintomas relacionados a musculatura estomatognática). As causas podem ser estruturais, neuromusculares, oclusais (próteses dentárias mal adaptadas, perda de dentes, desgaste dental, restaurações inadequadas), psicológicas (o estresse gerando um aumento da atividade muscular, resultando em fadiga), hábitos orais deletérios (sucção de dedo ou chupeta, bruxismo, briquismo, onicofagia) e lesões traumáticas ou degenerativas.

Sinais e sintomas observados:
- limitação dos movimentos mandibulares
- ruídos articulares (estalidos ou crepitação)
- dores durante a movimentação ou mastigação
- diminuição da abertura da boca
- dificuldade mastigatória
- fadiga muscular
- dores de ouvido
- bruxismo
- apertamento dental

Bibliografia consultada:
BIANCHINI, EMG. Mastigação e ATM: avaliação e terapia. In: MARCHESAN, IQ. Fundamentos em Fonoaudiologia: Aspectos clínicos da motricidade oral. 2ª. Edição. Guanabara Koogan, 2005.
DONNARUMMA, MDC et al Disfunções temporomandibulares: sinais, sintomas e abordagem multidissiplinar. Revista CEFAC, São Paulo, 2009.
Imagem: PrevMania Odontologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário