quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Musculatura orofacial e movimentos mandibulares


 
Por Sabrina Leão 
 
São chamados de músculos mastigatórios aqueles apenas ligados aos movimentos mandibulares. São eles: temporal, masseter, pterigóideo lateral, pterigóideo medial e ventre anterior do digástrico.

Os músculos da mastigação são todos os mastigatórios, além dos supra-hióideos (gênio-hióideo, milo-hióideo, estilo-hióideo e digástrico),  infra-hióideos, musculatura lingual, bucinador e músculos da mímica facial.

Toda essa musculatura atua em conjunto para a realização da complexa função mastigatória. Mas, em grupos específicos os músculos atuam para a realização de movimentos mandibulares isolados. Os movimentos de abertura, fechamento, protrusão, retrusão e lateralidade. Conheça abaixo a atuação dos grupos musculares para a realização de cada um desses movimentos. Veja também o vídeo interessante que ilustra bem a ação desses músculos.

Levantadores da Mandíbula: Temporal, Masseter e Pterigóideo medial.

Depressores da Mandíbula (fechamento): Pterigóideo lateral: Ventre anterior do digástrico, Gênio-hióideo e Milo-hióideo.

Abertura e protrusão da Mandíbula: Feixe inferior do pterigóideo lateral

Rotação da Mandíbula: Feixe inferior do pterigóideo lateral

Lateralidade: Contração unilateral do pterigóideo lateral do lado contrário ao movimento mandibular. Por exemplo, se a lateralização for para a direita, a contração é do pterigóideo lateral esquerdo. Os músculos Pterigóideo medial e feixe anterior do temporal atuam como auxiliares na lateralidade.

Protrusão: Pterigóideos laterais e mediais, Feixe anterior do temporal e Feixe posterior do temporal (complementa).

Retração: Supra-hióideos e Feixe posterior do temporal.

Durante a Mastigação: Língua, Orbiculares e Bucinadores, direcionando o alimento para a face oclusal dos dentes posteriores, para que o golpe mastigatório se processe de maneira efetiva. O bucinador em específico, retira o alimento da região oral, levando-o para a face oclusal dos dentes enquanto promove sua posteriorização.

Bibliografia consultada:
BIANCHINI, EMG. Mastigação e ATM: avaliação e terapia. In: MARCHESAN, IQ. Fundamentos em Fonoaudiologia: Aspectos clínicos da motricidade oral. 2ª. Edição. Guanabara Koogan, 2005.
LUZ HP, SGORT EA. Anatomia da cabeça e do pescoço. São Paulo: Ed. Santos, 2010.

Nenhum comentário:

Postar um comentário