quarta-feira, 6 de março de 2013

DTM e Fonoaudiologia

Por Sabrina Leão
A disfunção das articulações temporo mandibulares (ATMs) também é denominada como Desordem Temporomandibular (DTM), termo adotado pela American Dental Association.
As DTMs relacionam-se a desordens estruturais e funcionais do sistema estomatognático. São classificadas em desordens dos músculos mastigatórios e desordens articulares. Seus fatores predisponentes são má oclusão dentária, problemas neuromusculares e emocionais, podendo estar associados ou não.
As causas da DTM podem variar entre os pacientes, mas os sintomas apresentados geralmente são: dores nos músculos mastigatórios, nas articulações temporomandibulares e na região pré-auricular, além de limitação nos movimentos mandibulares e em alguns casos sintomas auditivos.
Devido a tantas alterações, o sistema estomatognático sofre uma “desorganização”, pois, não há uma boa estabilidade para morder, mastigar, deglutir e até mesmo falar.
Como o sistema estomatognático é importante para a execução de várias funções, é necessário que esteja com suas estruturas em plenas condições para a execução adequada de suas funções. Cabe portanto, aos profissionais envolvidos no tratamento da DTM, recuperar esse sistema, de modo que todas as funções possam ser realizadas de forma segura, sem dores, limitações e riscos de piora da disfunção.
A importância do fonoaudiólogo insere-se exatamente neste ponto, pois, a fonoterapia foca a reorganização neuromuscular, não apenas para alívio da dor e diminuição da hiperatividade muscular, mas principalmente para recuperação da funcionalidade, equilibrando as funções estomatognáticas com a oclusão do indivíduo.
Felício (2009), afirma que “o fonoaudiólogo deve distinguir as causas das consequências, os fatores primários dos secundários e aqueles que se lhes associam agravando o problema”. O tratamento fonoaudiológico da DTM nunca acontece isoladamente. Sempre é necessário o trabalho em conjunto com outros profissionais, dentre eles o cirurgião-dentista.
O objetivo terapêutico do fonoaudiólogo é a recuperação do equilíbrio do sistema estomatognático. O tratamento é iniciado com a realização de uma avaliação miofuncional orofacial. Em seguida, realiza-se o trabalho de conscientização do paciente sobre os fatores causais do seu problema para melhor compreensão da importância de se reabilitar as funções miofuncionais orofaciais.
Bibliografia consultada:
FELÍCIO, C.M. Desordens temporomandibulares e distúrbios miofuncionais orofaciais. In: FELÍCIO, C.M.; TRAWITZKI, L.V.V. Interfaces da medicina, odontologia e fonoaudiologia no complexo cérvico-craniofacial. Vol. 1. Ed. Pró-Fono. Barueri, 2009. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário