terça-feira, 23 de abril de 2013

Dificuldades na deglutição de idosos

Por Sabrina Leão
 
A alteração na deglutição de idosos é denominada Presbifagia. Essas alterações interferem diretamente na qualidade da alimentação do idoso, portanto, é muito importante reconhecê-las. A seguir, conheça as alterações correspondentes a cada fase da deglutição.      
 
Fase Oral: A lingual apresenta redução de mobilidade e força muscular e perda de papilas gustativas. Essa perda de papilas, em conjunto com a diminuição do olfato, comprometem informações sensoriais importantes durante a alimentação.
Existe uma maior dificuldade na preparação do bolo alimentar, devido a perda natural da dentição, associada à diminuição do tônus da musculatura mastigatória, levando o indivíduo mais rapidamente à fadiga muscular. Além disso, a presença de prótese dentária pode afetar os receptores mecânicos e sensoriais do palato duro. Devido a todas essas alterações, a fase oral preparatória da deglutição, que corresponde a mastigação, acaba sendo muito mais demorada.

Fase Faríngea: A laringe apresenta redução de elevação e diminuição na força do fechamento da entrada da via aérea inferior. Essa diminuição da elevação laríngea, também desencadeia a redução do diâmetro de abertura do segmento faringoesofágico. Ocorre também a diminuição da sensibilidade faríngea, diminuindo a proteção das vias aéreas.
 
Fase Esofágica: Diminuição da amplitude dos movimentos peristálticos devido ao espessamento da musculatura involuntária, atraso no esvaziamento esofágico, aumento das ondas não-peristálticas e aumento da dilatação esofágica.
 
Bibliografia consultada: GROHER,M.E. Distúrbios  de deglutição em idosos. In: FURKIM, A.M.; SANTINI,C.R.Q.S. Disfagias Orofaríngeas. Pro-Fono, 2008.


Um comentário:

  1. Boa tarde dra. Sabrina Leão, você tem informações sobre a prótese fonatória para pacientes que retirou total a laringe, faringe e esôfago? Em qual aspecto o uso desse aparelho é imepedido? Aguardo informações, caso possa me ajudar. Grata, desde já. Meu email camilamamed3@gmail.com

    ResponderExcluir