sexta-feira, 29 de março de 2013

Tratamento fonoaudiológico da fratura mandibular


Por Sabrina Leão

As fraturas mandibulares não diferem das demais fraturas de outros ossos do corpo humano, porém, a reabilitação deste tipo de fratura é diferenciada, devido à presença da oclusão dentária e dos côndilos mandibulares.
Pacientes acometidos por fraturas mandibulares necessitam de um trabalho muscular especificamente voltado para a musculatura responsável pelos, movimentos mandibulares e mastigação.

Os traumas de face interferem diretamente no funcionamento normal do Sistema Estomatognático, e, consequentemente nas funções estomatognáticas (mastigação, deglutição e fala).
Nas fraturas mandibulares, as alterações encontradas são:
- presença de dor e edema no local traumatizado
- sensibilidade intensa
- limitação parcial dos movimentos mandibulares com desvio destes para o lado da fratura
- limitação na abertura da boca
- redução na amplitude do movimento mastigatório
- mastigação unilateral preferencial ao lado da fratura
- participação inadequada da língua durante a mastigação, amassando o alimento contra o palato
- apoio de língua em repouso preferencialmente do lado da fratura
- dificuldade na deglutição devido à dificuldade na formação do bolo alimentar
- articulação da fala com desvio no percurso mandibular para o lado acometido
- repouso mandibular assimétrico, com apoio de língua preferencialmente do lado da fratura
- movimentos condilares preservados apenas no lado bom
A terapia fonoaudiológica nos traumas de face, conhecida também como terapia miofuncional orofacial, é um importante tratamento complementar nas fraturas mandibulares, pois, devolve a amplitude e a qualidade dos movimentos da mandíbula, restabelecendo as funções orofaciais, evitando a restrição dos movimentos e a limitação na realização das funções de mastigar, deglutir e falar.
Os objetivos da terapia fonoaudiológica miofuncional orofacial são:
- aumento da amplitude de abertura da boca
- relaxamento da musculatura orofacial que estava em forte contração
- devolver a sensibilidade orofacial ao paciente
- alongamento dos músculos mastigatórios
- adequação dos movimentos orofaciais evitando adaptações nocivas
- aumento da mobilidade e tônus dos músculos para execução dos movimentos de mímica facial, mastigação, deglutição e fala, resultando em estabilização funcional destas funções
- promover a simetria de mobilidade da face, evidando assimetrias e restrições nos movimentos mandibulares, como a anquilose temporomandibular
A reabilitação fonoaudiológica na fratura mandibular é crucial para a recuperação do paciente. Através da terapia miofuncional orofacial, o indivíduo recupera mais rapidamente a funcionalidade do sistema estomatognático, o que contribui para uma alta mais rápida.

Bibliografia consultada:
CONTANTINO DR, BUZOLLO S.A, TOLEDO PN, ASSENCIO-FERREIRA VJ. Possibilidades de atuação do fonoaudiólogo nos traumas de face: relato de caso. Revista CEFAC, 2002; 4:191-194.
BIANCHINI EMG, MORAES RB, NAZARIO D, LUZ JGC Terapêutica interdissiplinar para fratura cominutiva de côndilo por projétil de arma de fogo – Enfoque miofuncional. Revista CEFAC, set-out, 2010.
BIANCHINI EMG, MANGILLI LD, MARZOTTO SR, NAZÁRIO D. Pacientes acometidos por trauma de face: caracterização, aplicabilidade eresultados do tratamento fonoaudiológico específico. Revista CEFAC, São Paulo, v.6, n.4, 388-95, out-dez, 2004.


Nenhum comentário:

Postar um comentário