quarta-feira, 26 de maio de 2010

A voz

A voz é um instrumento que funciona através de um gesto que tem intenção de comunicar desdobrando-se em direção à um ou mais ouvintes, através de um espaço e um tempo.
Esta definição enfatiza que a voz é o produto de um órgão: a laringe, mas sugere, ao mesmo tempo, que é sempre preciso lembrar que a laringe faz parte de um ser humano com sua dimensão física, sua vivência pessoal, intelectual, emocional, familiar, social, cultural, profissional e linguística.
A voz depende:
Laringe: órgão responsável por sua produção sob os aspectos: anatômico (suas dimensões e o estado das pregas vocais - mais comumente conhecidas como cordas vocais) e fisiológico (funcionamento e vibração das pregas vocais).

Audição: determina a "alça de controle audição-fonação" que guia continuamente o locutor em suas realizações vocais tanto faladas como cantadas. É o fenômeno do feedback (controle em retorno que o locutor tem de sua própria voz e do que o ouvinte lhe reenvia).

Saúde física: problemas respiratórios, cardíacos, circulatórios, endócrinos, neurológicos repercutem sobre a voz.

Saúde mental: a voz também depende do estado emocional. A voz pode tornar-se áfona no sujeito depressivo.

Características morfológicas: sexo e idade (pois a voz amadurece, envelhece)

Personalidade: a voz será diferente caso a pessoa seja calma, ponderada, agitada, batalhadora, comunicativa, retraída...

Auto-imagem: a voz muda de acordo com a representação, comunicação, profissão ou de seu papel, de sua atitude e das relações que o indivíduo mantém com a própria voz. Pode-se amá-la ou detestá-la.

Intenção e função da mensagem: o locutor vai utilizar sua voz diferentemente ao ensinar, ao convencer, ao seduzir, ao se defender, ao afrontar, ao acusar...

Estado emocional: ao falar o locutor pode estar tenso, estressado, calmo, à vontade, em cólera, triste, alegre, divertido..

Conhecimentos técnicos em matéria de voz: conhecimento de seu corpo, de sua audição, de sua sensibilidade corporal e vocal, de sua cultura e de sua formação vocal. Um locutor que sente sua voz, vai administrá-la, guiá-la,ajustá-la

A voz é influenciada também pelo meio cultural, social, pela moda, pela época, pelos hábitos familiares, pela língua falada por quem a utiliza. Ela depende também da duração da mensagem ou do tempo de fala, da intensidade ou do volume a ser empregado, da frequência de sua utilização e da importância de seu uso.

Fonte: Estienne (2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário