quarta-feira, 8 de setembro de 2010

As características miofuncionais orais na Síndrome de Down

Por Sabrina Leão

A síndrome de Down é um comprometimento cromossômico, caracterizada pela existência de um cromossomo a mais. Causando uma triplicação ao invés da duplicação do material genético durante a divisão celular. Ou seja, ao invés de haver 46 cromossomos agrupados em 23 pares, existem 47, identificando-se o cromossomo extra no par 21. Este desequilíbrio genético incide sobre determinadas funções do indivíduo, imprimindo diferenças anatomofisiológicas e intelectuais típicas.
    
A maioria dos indivíduos portadores de síndrome de Down apresentam dificuldades na alimentação, deglutição de saliva, propulsão lingual, emissão e outras habilidades relacionadas diretamente com a musculatura facial e orofaríngea.
    
Estas alterações orofaciais devem-se a hipotonia, entre outros fatores presentes na síndrome de Down, os hábios característicos da vida diária (alimentação, postura adotada para a execução de atividades) tem um papel decisivo no surgimento e permanência desta problemática.
    
Segundo Macho e col. (2008), as características anatômicas orofacias evidentes são o subdesenvolvimento da maxila; pseudomacroglossia e macroglossia; fissuras línguais e lábiais; hipotonia de língua e lábios; ausência de vedamento labial; alterações dentárias de erupção, número, forma, tamanho e estrutura; perda precoce de elementos dentários; palato ogival; prognatismo; mordida aberta anterior e oclusão classe III; disfunções da ATM; hipertrofia de amigdalas, adenóides e papilas gustativas e respiração bucal tendo como sintomas associados xerostomia e infecções respiratórias.
    
As principais características miofuncionais orais segundo Pérez & Moreno (2006) são: projeção lingual com ou sem macroglossia, causando dificuldade no vedamento labial e portanto no controle para a deglutição da saliva e do alimento; hipotonia labial dificultando o vedamento; hipotonia lingual resultando em dificuldade na mastigação, comprometendo a movimentação do bolo alimentar no interior da cavidade oral; hipotonia orofaríngea dificultando a deglutição de saliva e de alimentos líquidos ou sólidos e além disso, há o palato ogival e erupção dentária atrasada.
    
Devido ao comprometimento intelectual, o portador de síndrome de Down apresenta higienização oral precária, agravando o surgimento de doenças periodontais.

Um comentário:

  1. Olá! Parabéns pelo trabalho de vocês! Realmente temos que fazer a diferença. Também tenho um Blog com reportagens, livros digitalizados, filmes, artigos científicos etc. Se quiser conhecer e participar fique à vontade. (http://www.educacaoinclusiva-seo.blogspot.com) Abraço,
    Sílvia Ester

    ResponderExcluir