quinta-feira, 23 de setembro de 2010

A Disfagia Orofaríngea Iatrogênica

A disfagia iatrogênica é decorrente de intervenções medicamentosas ou cirúrgicas, realizadas para tratar algum outro problema do paciente. Certos medicamentos podem afetar as fases oral e faríngea da deglutição, apresentando desencadeando sintomas como: diminuição do estado de alerta; desordens de movimento; sialorréia (aumento da produção de saliva); xerostomia (diminuição da salivação); diminuição na transmissão neuromuscular e redução da função faríngea por miopatia medicamentosa.
     As cirurgias de cabeça e pescoço também podem causar disfagia orofaríngea, devido à manipulação do pescoço pode haver um dano às conexões dos nervos do plexo faríngeo e dos músculos constritores da faringe. Algumas destas cirurgias são a endarterectomia da carótida, rizotomia ventral (realizada para o tratamento de torcicollis espasmódica), esofagectomia trans-hiatal e fusão cervical anterior. Certos sintomas disfágicos podem acometer o paciente temporariamente, devido à intubação ou do edema pós-operatório. Quando tais sintomas persistem, é importante realizar uma avaliação mais detalhada.
     Pacientes submetidos a tratamento de câncer de cabeça e pescoço, sendo expostos à radiação, podem sofrer danos nos nervos ou enrijecimento dos tecidos por redução do fluxo sanguíneo, resultando em disfagia neurogênica, que nestes casos pode demorar alguns anos para apresentar seus sintomas. (Lazarus et al, 1996 apud Santini, 2008)
     Alguns casos de disfagia neurogênica podem ser agravados devido ao uso de certos medicamentos ou por cirurgias recentes. Portanto, a identificação dos sintomas e suas possíveis causas é importante para que a equipe possa intervir adequadamente a fim de reverter o quadro.
     Abaixo podemos ver alguns exemplos de medicamentos que influenciam na dinâmica da deglutição, de acordo com Santini (2008), encontrados no livro Disfagias Orofaríngeas vol. 1, de autoria de Furkim e Santini:
 Antidepressivos:
Evalil (tricyclic): Alivia depressão endógena. Sintomas:  mucosa seca, sonolência
Antipsicóticos: 
- Aldol:  Tratamento de pacientes com psicose crônica. Sintomas:  Tardive dyskinesia
-Thorazine: Tranquilizante, antiemético. Sintomas: Sinais e sintomas extrapiramidais (estado mental alterado, rigidez muscular)
Sedativos:
- Fenobarbitol, Neambutal: Tratamento de insônia. Sintomas: Diminui atividade de SNC (sonolência afetando atividade cognitiva)
.- Benadril, Fenergan:  Antiestamínico (alergias), contra enjoos. Sintomas:  Mucosa seca, espessamento de secreções bronqueais, sonolência.
Anti-Histamínicos:
- Remédios para tosse e gripe: Diminuição congestão nasal e tosse. Sintomas: Ressecamento de mucosa, efeitos sedativos.
Diuréticos:
- Laxix: Tratamento de edema. Sintomas: Sinais de desidratação crônica (boca seca, sede, fraqueza, sonolência).
Anestesia de mucosa:
- Hurricaine (lidocaína): Anestésico tópico usado para aliviar passagem de fibra endoscópica, controle de dor dentária. Sintomas: Diminui reflexo de tosse e vômito.
Anticolinérgicos:
- Congentin Cop: Usado no tratamento de Parkinson. Sintomas: Boca seca e diminuição de apetite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário