terça-feira, 26 de outubro de 2010

Os nervos cranianos e a deglutição

 Por Sabrina Leão
O nervo Facial é o VII par craniano.
Para a deglutição é necessária a coordenação entre seis nervos cranianos, vindos do tronco cerebral, córtex e cerca de vinte e seis músculos da boca, faringe e esôfago. Trata-se portanto um processo sensóriomotor.
    
Os nervos tem a função de levar o estímulo até o cérebro. Os músculos participantes da deglutição recebem os impulsos enviados pelo córtex. Este, decide se a deglutição é necessária naquele momento ou não, inibindo toda a movimentação desnecessária quando existe a decisão para deglutir, ativando os reflexos.
    
O complexo estrutural responsável pela deglutição inclui estruturas anatomo-funcionais ósseas (maxilar, mandíbula, coluna cervical e osso hióide); cartilagens laríngeas (epiglote, tireóide, cricóide, aritenóides, corniculadas e cuneiformes); estruturas musculares (língua e mais 31 pares de músculos associados às fases oral e faríngea, em especial os músculos supra-hióides digástrico e estilo-hióideo e os músculos infra-hióides incluindo a membrana tireo-hióidea); pares cranianos (V, VII, IX, X e XII) e nervos cervicais.
    
A seguir, os pares cranianos participantes da deglutição e suas respectivas funções:
V par - Trigêmio: mastigação, gustação, sensibilidade da cavidade oral.
VII par - Facial:  mastigação, gustação, sensibilidade da cavidade oral.
IX par - Glossofaríngeo: influência sobre as estruturas velofaríngeas, inervação sensitiva de orofaringe e estruturas velofaríngeas.
X par - Vago: inervação motora de toda a laringe, inervação sensitiva da hipofaringe laringe.
XII par - Hipoglosso: movimentação lingual.

5 comentários:

  1. Que blog interessante! Como é linda a Fonoaudiologia! =) Gostei do seu espaço e certamente, visitarei mais vezes! Precisamos de mais pessoas assim, dedicadas a divulgar os benefícios que a Fonoaudiologia pode proporcionar!
    Parabéns,Sabrina!

    ResponderExcluir
  2. Fico feliz em saber que você achou o blog interessante. Pelo visto você é mais uma apaixonada pela Fonoaudiologia! Essa profissão merece conquistar um espaço de destaque,mas pra isso é importante divulgar! Espero encontrá-la sempre por aqui acompanhando o blog e me dando novas idéias também! Obrigada!!!

    ResponderExcluir
  3. Na verdade é uma pergunta... Fiz uma cirurgia - retirada total da tireoide e esvaziamento cervical, neste processo, foi sacrificado um nervo do lado direito responsável pela fala, fiquei rouca... Esse nervo pode ser restaurado com o tempo, ou não...???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite.

      um nervo ele não regenera, mais com certeza a fonoaudiologia lhe ajudará com reabilitação em voz.
      boa sorte.

      Excluir
  4. Obrigado Dra por nos relembrar. Um abraço, e fique com Deus.


    ResponderExcluir