sábado, 1 de janeiro de 2011

O profissional da voz e a Fonoaudiologia

É considerado profissional da voz todo aquele profissional
que utiliza a voz como instrumento de trabalho. É o caso
do operador de telemarketing.
Nos últimos anos, a Fonoaudiologia tem reservado atenção especial ao campo denominado de Voz Profissional, de forma que indivíduos que utilizam a voz como instrumento de trabalho estão cada vez mais próximos de nós, fonoaudiólogos. Na maioria das vezes, entretanto, a aproximação não decorre da consciência daqueles profissionais quanto à necessidade desse tipo de acompanhamento, mas na insistência dos fonoaudiólogos em promover esse encontro e mostrar que a orientação e a preparação vocal podem melhorar muito o desempenho vocal do indivíduo, seja ele professor, radialista, repórter, operador de telemarketing ou ator.
    
Pessoas que usam a voz profissionalmente sempre existiram: oradores famosos são citados desde a Grécia Antiga, os ensinamentos de técnicas vocais são praticados há séculos e, em todas as grandes épocas da história, havia o teatro e o canto, com eles, o cultivo da voz.
    
Surgem, porém, no século XX, com o advento de novos meios de comunicação, outras profissões que originaram, o que pode ser chamado de Profissional da Voz. A oralidade ganha, dessa forma, importância ainda maior. Na verdade, nunca se precisou tanto da voz como neste século. Invenções como o telefone, rádio e televisão foram responsáveis pelo surgimento de novas profissões, nas quais tem a voz como principal instrumento de atuação.
    
Observa-se que muitos dos indivíduos considerados profissionais da voz falada exercem profissões novas no mercado de trabalho. Entre outros, podem ser citados os operadores da bolsa de valores, os operadores de telemarketing e os leiloeiros. Assim, este quadro justifica a recente investida fonoaudiológica no campo da voz profissional.
 
Fonte: Ferreira & Costa. Voz Ativa: falando sobre o profissional da voz. Ed. Roca, 2000.

Nenhum comentário:

Postar um comentário