A atuação fonoaudiológica em telemarketing visa a
prevenção e dos distúrbios da voz, além da
adequação da voz profissional.
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Por Sabrina Leão
O Telemarketing, segundo Stone e Wymam (1992) compreende a "aplicação integrada e sistemática de tecnologia de telecomunicações e processamento de dados com sistemas administrativos, a fim de otimizar as estratégias de comunicação de marketing utilizadas por uma companhia, para captar e manter seus clientes."
O Telemarketing, segundo Stone e Wymam (1992) compreende a "aplicação integrada e sistemática de tecnologia de telecomunicações e processamento de dados com sistemas administrativos, a fim de otimizar as estratégias de comunicação de marketing utilizadas por uma companhia, para captar e manter seus clientes."
O objetivo principal do telemarketing é a utilização máxima dos recursos da telecomunicação, a fim de melhorar cada vez mais o desempenho comercial da empresa, através de uma melhor comunicação com o mercado.
A fonoaudiologia inseriu-se no ramo dos telesserviços com objetivo de atuar na saúde vocal. já nos últimos anos esta atuação tem crescido dentro do ambiente de call center, passando a ir mais além. É a partir daí que surge a Fonoaudiologia Empresarial, com a proposta de desenvolver e aprimorar as habilidades comunicativas do funcionário, além de continuar com sua preocupação inicial, que é a prevenção do aparecimento de problemas vocais e auditivos dos profissionais inseridos no contexto da empresa.
O fonoaudiólogo é inserido neste meio como consultor e assessor. Seu trabalho pode desenvolver-se nas áreas ocupacional e estratégica.
Na área ocupacional, sua atuação está voltada para à saúde auditiva e vocal do teleoperador. Para tal, existem dois programas específicos:
- PCA-Programa de Conservação Auditiva: realização de audiometrias ocupacionais para monitoração dos limiares auditivos dos funcionários e realizando seu remanejamento se e quando necessário, em casos de perda auditiva ocasionada pela exposição ao ruído telefônico.
- PCV-Programa de Conservação Vocal: este procedimento ocupacional ainda não é obrigatório, mas tem grande importância dentro de um call center. Objetiva a manutenção e aprimoramento contínuo das habilidades vocais do operador de telemarketing.
A atuação fonoaudiológica na área estratégica visa a melhora da comunicação do teleoperador visando a melhora do atendimento. O fonoaudiólogo procura prevenir e adequar a voz do teleoperador. Neste ambiente, a atuação fonoaudiológica em voz está voltada para o trabalho de orientação vocal e preparo da voz profissional através de técnicas vocais, a fim de passar a impressão de uma voz limpa, saudável e agradável. Além disso, as atividades de dinâmica de grupo, desenvolvidas pelo fonoaudiólogo visam o aumento da eficiência do atendimento, uniformizar a linguagem utilizada no diálogo com o cliente, melhora na qualidade vocal, etc.
A área estratégica não atua apenas no que se refere aos aspectos vocais. Para uma boa oratória é necessário o trabalho vocal e de fala também. Portanto, este fonoaudiólogo também dá destaque para a fala e suas alterações, procurando melhorar a dicção, a fluência e a articulação dos operadores, o que resulta em uma fala de fácil compreensão.
ajudou muito em meu trabalho de revisão bibliografica
ResponderExcluirajudou muito em meu trabalho de revisão bibliografica
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